Os benefícios de se socializar com os colegas de trabalho

Você conhece os benefícios de se socializar com os colegas de trabalho? Descubra agora quais são as vantagens e o que você pode fazer!

Rapaz branco sendo cumprimentado, no seu local de trabalho, por colegas do mesmo

Se socializar na empresa

As bases das relações humanas são a comunicação e a socialização.

Dessa forma, elas também são fundamentais dentro de uma organização, sendo extremamente importante para integrar os colaboradores e fazer com que todos sigam o mesmo conjunto de normas e valores e sintam-se parte de um sistema único.

Ou seja, entende-se como socialização organizacional o conceito que tem como foco, receber e adaptar novos colaboradores à cultura de uma empresa.

Sendo assim, transmitindo seus valores, o comportamento desejado na mesma e quais serão as funções do profissional.

Por isso, o processo de socialização é essencial não só para a gestão da empresa, como também para o colaborador.

Logo, quando ele começa suas atividades dentro da organização, a socialização é responsável por diminuir a ansiedade, estresse, expectativa e medo do desconhecido.

Vantagens de se socializar na empresa

Além disso, se socializar também traz algumas vantagens como:

  • Desenvolve competências, habilidades e conhecimentos;
  • Favorece a disseminação da cultura organizacional;
  • Iguala as expectativas da empresa e do novo colaborador.
  • Melhora o desempenho do novo profissional;
  • Permite que o colaborador entenda seu papel quanto o trabalho realizado na empresa;
  • Promove o relacionamento interpessoal;
  • Reduz a rotatividade de profissionais;

Sendo assim, se socializar na empresa, melhora a sua imagem e garante que o novo profissional sinta-se parte importante da organização e do seu desenvolvimento e então, trabalhe de forma eficaz e engajada e entregue resultados de excelência.

Dicas para socializar no ambiente de trabalho

Às vezes, nos esquecemos como simples ações são capazes de transformar as nossas relações no ambiente profissional e pessoal.

Então, se você é novo na empresa, ou tem alguns bloqueios sociais, como timidez e introversão, fique atento a pequenas dicas que podem revolucionar a forma como você lida com as pessoas a sua volta.

Por isso, veja como isso é possível e comece a socializar:

Socializar: Sorria!

sorrir com frequência pode ajudar você a melhorar os relacionamentos interpessoais e trazer melhorias para a sua vida pessoal e profissional.

Ou seja, isso acontece porque, ao sorrir, você mostra para as pessoas ao seu redor que você está aberto e receptivo a uma aproximação.

Pesquisas mostram que os sorrisos ajudam as pessoas a se aproximar e a iniciarem uma conversa. E os benefícios vão além das relações, mas o bom humor e os sorrisos trazem benefícios para a sua saúde também.

Uma vez que o cérebro entende que você se encontra em um lugar agradável, ele passa a liberar os hormônios da endorfina e serotonina, que geram uma sensação de prazer e bem-estar.

Chame as pessoas pelo nome:

parece simples, mas muita gente se esquece dia na correria do dia a dia. Por isso, monitore-se e tente usar o nome das pessoas ao seu redor, quando estiver se dirigindo a elas.

Logo, você vai perceber que o ato, apesar de singelo, mudará a forma como as pessoas interagem com você durante as conversas.

Dessa forma, isso acontece porque ao ouvir o seu próprio nome a pessoa passa a ficar totalmente focado em você e tende a ter um comportamento mais simpático e aberto. Não custa tentar, vai!

E então, quer saber mais sobre isso? Acesse o blog JRM.

Além disso, veja outros posts nossos, clicando aqui!

,,

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: